quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Petéquias...Aconteceu comigo!!!

Vou contar um experiência marcante e meio traumática, que pode acontecer com qualquer gestante. Aconteceu comigo!!!

Eu estava com 6 meses de gestação. Acordei ótima, bem disposta, com excelente humor. Me sentei para tomar café com meu marido, como de costume. De repente e sem nenhum motivo aparente, me veio uma ânsia de vômito repentina, na verdade parecia um refluxo. Corri para vomitar...

Sentia uma pressão enorme na cabeça e principalmente nos olhos, pareciam que eles iam sair junto com todo o resto. Vomitei tudo que tinha acabado de por pra dentro. Fui lavar o rosto e para minha surpresa quando levantei a cabeça e olhei no espelho estava completamente pintada de vermelha. Vermelho forte, parecendo sangue. Quase como na foto.


Esta foto foi tirada algumas horas depois para eu enviar ao meu GO que também se assustou ao ver. Pensem no susto.

Acabei indo, por recomendação médica,  a uma emergência. Chegando lá dois médicos me avaliaram e disseram que essas manchas eram PETÉQUIAS, decorrente do esforço que fiz para vomitar. E para minha tranquilidade sumiriam em alguns dias. Meu GO pediu um hemograma completo para avaliação. O exame não deu nada de diferente dos demais, já feitos na gravidez. As manchas foram clareando aos poucos e após duas semanas já tinham sumido completamente.

Para informação:
Petéquias - pequenas manchas arroxeadas, decorrentes de fragilidade capilar e rompimento de pequenos vasos

A fragilidade capilar é uma denominação geral para pequenos extravasamentos de sangue que ocorrem sob a pele. Geralmente ocorrem por pequenas alterações em vasos microscópicos chamados capilares.


Mais Informações sobre o assunto:
http://doencasdosangue.blogspot.com/2008/01/fragilidade-capilar.html
http://saudedacriancadeaaz.blogspot.com/2010/06/um-pouquinho-sobre-anatomofisiologia.html

2 comentários:

Caraca, me assustei! Não sabia que existia uma coisa dessas...graças a Deus vc sarou logo.

Cada coida que acontece com a gente na gravidez . Mãe deveria ter um prêmio todo ano ou todo dia. Não e fácil sacrificamos demais . Nossa vida muda drasticamente desde o dia que descobrimos que estamos gravidas. Tô muito mal.

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More