quinta-feira, 4 de agosto de 2011

A difícil decisão de ficar em casa!

A maternidade nos traz milhares de dúvidas e dilemas.
Entre eles vem a pergunta: e quando eu tiver que voltar a trabalhar???
Em pleno século XXI o modelo tradicional de mãe sugere que assim que a licença maternidade termina devemos deixar nossos filhos na escolinha e voltar normalmente ao trabalho assim como fazíamos antes...
E se você não quiser fazer isso? Com certeza receberá uma porção de críticas e olhares estranhos, como se você fosse uma ET. Algumas poucas pessoas (especialmente mães) te entenderão e apoiarão.
E enquanto isso no seu interior fica a dúvida de estar ou não fazendo a coisa certa. Em geral essa dúvida é provocada realmente por sermos mulheres modernas que não podem simplesmente largar a carreira e passar a depender marido...
Para se tomar essa decisão é necessário estar muito segura de ser o melhor pro seu filho e principalmente pra você, porque uma mãe deprimida mesmo que 24 horas com o filho com certeza não será uma boa mãe. Outro fator importante é o apoio de seu companheiro, pois ele terá que poder arcar com as despesas do lar e com sua inevitável diminuição de variedade de assuntos, ;-) !
Falando de minha experiência pessoal posso afirmar que não estou arrependida de ter tomado essa decisão. Nossos filhos crescem muito rápido e eu realmente não queria perder nem um dia desse crescimento. Cada dia é um novo dia cheio de aprendizados e novas descobertas. Não é fácil ficar em casa quando estamos acostumadas a estar sempre fora, mas está valendo a pena!
É uma pena que nossa licença maternidade seja tão curta pois acredito que todas as mães deveriam no mínimo poder escolher se gostariam ou não de passar esses primeiros meses de vida com seu filho, e não só 4 ou 6 meses... talvez uma redução de carga horária... não sei, mas algo poderia ser pensado.
Eu pretendo sim voltar a trabalhar e espero que quando chegue a hora o mercado de trabalho aceite esse período "ocioso" em minha carteira de trabalho como o período de experiência mais profundo de minha vida e que foi de grande valor para aprimorar minha competência profissional!

5 comentários:

Este comentário foi removido pelo autor.

Eu fiz a mesma escolha que você, com o meu primeiro filho aguentei a tranqueira e voltei pro trampo. Com o segundo, me dei ao luxo de ser mãe 24h... É como minha mãe diz:"Cada um sabe onde seu calo aperta" e sigo fazendo outras escolhas nessa minha segunda chance de ser mãe. Tbm não me arrependo. Sei que a minha hora de voltar as atividades está chegando, por opção minha tbm, tenho no máximo mais 6 meses e farei tudo com muita calma para que a adaptação de ambos seja tranquila e natural. Amei seu post!

Seu eu pudesse tbém ficaria mais com meu pequeno :)

Eu concordo...não queria saber pelas tias da creche o que meu pequeno estava aprendendo, estou participando de tudo e é maravilhoso!!!

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More